O Mississippi Delta Blues Festival começou no ano de 2008 quando os proprietários do Mississippi Delta Blues Bar, no retorno de uma viagem inspirada aos EUA onde assistiram o lendário Chicago Blues Festival, perceberam a necessidade de uma comemoração de final de mais um ano do bar. Reunindo alguns amigos e artistas nos mesmos moldes de funcionamento que observaram na Meca do Blues, já na sua primeira edição o evento mostrou para que veio e surpreendeu trazendo para Caxias do Sul grandes atrações internacionais, como J.J. Jackson e o lendário Magic Slim.

O sucesso da primeira edição foi tanto que vieram a segunda, a terceira, a quarta… e a cada ano a responsabilidade de atender as expectativas de um público pra lá de especial ia ficando cada vez maior. Edição após edição a nossa organização não media esforços para se superar e produzir um MDBF superior ao outro e como num piscar de olhos, em 2019 chegamos na nossa décima segunda edição.

Nesses 12 anos incontáveis atrações passaram pelos nossos palcos. Só para citar alguns dos maiores nomes, estamos falando de James Wheeler, Mud Morganfield, Eddie “The Chief” Clearwater, Robert “Bilbo” Walker, Jerry Portnoy, Jai Malano, Zora Young, Peter “Madcat” Ruth, Kenny Neal, Joe Louis walker, Larry McCray, Lazy Lester, Rip Lee Pryor, Henry Gray, Annika Chambers, Whitney Shay, Johnny Nicholas, Sax Gordon, Sherman Lee Dillon, JJ Thames, Shy e Bill Perry, Vanessa Collier, Ian Siegal, Gallie, Chris Gill, Slam Allen, Keith Johnson e obviamente não poderíamos esquecer do nosso grande embaixador, Bob Stroger, entre muitos outros.

omo todos, em 2020 fomos surpreendidos pela pandemia de Covid-19 e pela primeira vez desde o início do Festival nossos eventos tiveram que ser adiados. Foi e tem sido um tempo de muitas incertezas e mudanças radicais: o Mississippi saiu da Estação Férrea e foi se reinventar como Blues Club nas réplicas de Caxias do Sul dentro do Parque da Festa da Uva. Ainda assim conseguimos produzir uma edição online em 2020 que superou todas as expectativas e nos devolveu um pouco da sensação de estarmos juntos novamente. Em 2021 a pandemia ainda seguia forte então as coisas seguiram acontecendo nos bastidores, silenciosamente. Mas para 2022 nossa meta é retomar os trabalhos: o nosso querido MDBF em sua emblemática 13a edição, além de uma edição presencial em Gramado.

Revendo a nossa caminhada, nos sentimos muito honrados em termos nos tornado um dos principais eventos do calendário de Caxias do Sul além de ter impulsionado o nome da nossa cidade para todo o país e para o mundo. Acreditamos que em breve estaremos mais uma vez juntos celebrando a alegria, a amizade, a música e esse gênero que toca diretamente na nossa alma: o Blues!

Get Ready!